HOME
      
    Materiais de instalação mantiveram exportação...

    Descrição
    Materiais de instalação mantiveram exportação...


    Detalhes

    A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) anunciou, dia 8 de dezembro, o balanço do setor eletroeletrônico do ano de 2011 e as perspectivas para 2012. De acordo com a associação, no decorrer do ano, as estimativas de crescimento foram se amenizando. Os 13% previstos no final de 2010, passaram para 8%.

    A queda está relacionada à crise mundial e à desvalorização do Dólar frente ao Real. Esse cenário prejudicou a competitividade da indústria, que precisou desnacionalizar os produtos fabricados no País e investir em importação para não perder mercado.

    Com isso, a indústria deixou de exportar e muitos setores apresentaram déficit, como o de GTD com -26%, telecomunicações com -19% e utilidades domésticas, -10%. Porém, no mercado de materiais de instalação a exportação se manteve crescente, apresentando 17% de alta.

    Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, este setor surpreendeu e a justificativa para isso vem do bom momento que atravessa, devido ao crescimento da renda e também dos programas de incentivo como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa, Minha Vida. "As reformas acontecem, pois a população tem renda para isso", afirma.

    Para amenizar os efeitos causados pela valorização do Real, a associação apresentou, no final de 2010, medidas compensatórias a serem adotadas pelo Governo. Entre elas estava a elevação de 60% para 75% do índice de nacionalização nos financiamentos do Finam/ BNDES e desonerar a contribuição patronal ao INSS da parcela exportada da produção dos bens do setor eletroeletrônico, nos moldes do setor de software.

    Nenhuma das reivindicações foi atendida, no entanto, eles continuam insistindo no pedido.

    Para 2012, a projeção é de que o faturamento total, em Reais, da indústria elétrica e eletrônica, seja de 13%. Desse total, a expectativa para o segmento de material de instalação é de 5%.

     

     

    Info: www.portallumiere.com.br



    Voltar